Doenças Digestivas

Pancreatite Crônica

Pancreatite Crônica

Download PDF O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE

As pancreatites crônicas caracterizam-se pela substituição irreversível do parênquima normal do pâncreas por áreas de fibrose e pelo surgimento de estenoses (estreitamentos) e irregularidades nos ductos pancreáticos.

Há 2 tipos principais de pancreatite crônica: calcificantes e obstrutivas. A pancreatite crônica calcificante representam quase a totalidade dos casos e correspondem às pancreatites crônicas alcoólica, hereditária, nutricional, metabólica e idiopática.

A principal causa de pancreatite crônica em nosso meio, inquestionavelmente é o uso abusivo de álcool. Se o fator etiológico para a pancreatite não é esclarecido, devem ser lembrados tanto as pancreatites crônicas auto-imunes, quanto a pancreatite crônica hereditária.

QUADRO CLÍNICO

A dor é sintoma habitualmente presente e, em geral, a primeira exteriorização clínica da doença. Manifesta-se sob forma de crises dolorosas recorrentes, intensas, localizadas no andar superior do abdome, com duração de um a sete dias, intercalada por períodos de acalmia vaiáveis de meses a anos, precipitadas, quase sempre, por abuso alcoólico ou alimentação gordurosa. A redução de peso é notada em quase todos os pacientes.

DIAGNÓSTICO

  • História clínica completa e exame físico
  • Dosagem das enzimas pancreáticas
  • Exames de imagem (ultrassonografia do abdome, tomografia computadorizada abdominal, radiografia simples do abdome, pancreato-colangioressonância magnética).
  • Exames endoscópicos (ecoendoscopia e colangiopancreatografia retrógrada endoscópica)


TRATAMENTO

  • Tratamento clínico
  • Tratamento cirúrgico
  • Tratamento endoscópico

Fale Conosco

Rua Dr. Ramos de Azevedo, 159
10º andar - Sala 1004 - Centro
Guarulhos - SP - Cep: 07012-020
Atendimento Whatsapp
Atendimento Whatsapp

REDES SOCIAIS

Facebook

Youtube

Linkedin

Podcast

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades