Constipação Intestinal

Define-se como constipação intestinal fezes muito duras, muito pequenas, difícil de serem expelidas, ou sensação de esvaziamento incompleto. Uma forma padronizada internacionalmente para diagnosticar constipação funcional, baseia-se na presença de alguns sintomas:

  •  menos de três evacuações por semana,
  •  esforço ao evacuar,
  •  presença de fezes duras ou fragmentadas,
  •  sensação de esvaziamento incompleto,
  •  sensação de obstrução ou interrupção da evacuação
  •  manobras manuais para facilitar as evacuações.

A constipação intestinal é um dos sintomas gastrointestinais mais frequentes e uma das principais razões para consultas médicas ambulatoriais. Basicamente, está relacionada com distúrbios da motilidade intestinal e do assoalho pélvico ou a combinação de ambos. O sexo feminino é mais comumente acometido pelos sintomas que o masculino. Muitos pacientes com defecação obstruída apresentam contração paradoxal do músculo puborretal e/ou inabilidade em relaxar o esfíncter anal no momento da evacuação.

A constipação crônica pode levar a sintomas de urgência miccional e perda urinária, devido ao constante esforço evacuatório e aumento da pressão abdominal.

O tratamento fisioterapêutico na constipação tem como objetivo principal oferecer informações sobre o funcionamento intestinal, incentivando a prática de atividade física e reforço para o aumento da ingesta hídrica e de fibras. O acompanhamento nutricional para adequação da  dieta é imprescindível para uma boa evolução do tratamento. Associadamente são utilizados recursos de eletroestimulação (superfície ou endoanal), treinamento com biofeedback anorretal, exercícios respiratórios e posturais e orientações para mudanças no posicionamento no ato evacuatório.

FÁTIMA REGINA BAZZUCO - FISIOTERAPEUTA | CREFITO/3-14486-F

Fale Conosco

Rua Dr. Ramos de Azevedo, 159
10º andar - Sala 1004 - Centro
Guarulhos - SP - Cep: 07012-020
Atendimento Whatsapp
Atendimento Whatsapp

REDES SOCIAIS

Facebook

Youtube

Linkedin

Podcast

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades

© 2022 DR. WILTON SCHMIDT CARDOZO | Coloproctologia - CRM 76971 - RQE 31477
Desenvolvido por A9 Marketing Digital
Desenvolvido por A9 Marketing Digital