Cirurgia de Hemorróidas

Download PDF HEMORRÓIDAS

PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO DE DOENÇA HEMORROIDÁRIA

Todos têm no canal anal um tipo de intumescimento chamado coxins hemorroidários. Eles atuam como a vedação de uma torneira, ajudando a manter a continência.

Com o passar do tempo esses coxins podem perder sua estrutura normal e aumentar em tamanho. Isso pode causar sangramentos ou prolapso. Quando isso acontece, eles passam a serem chamadas hemorróidas. Há ainda sintomas como desconforto, coceira e a sensação de não se ter esvaziado o intestino completamente.

Não se sabe ao certo porque algumas pessoas sofrem de hemorróidas e outras não. Há uma associação com constipação intestinal e esforço evacuatório, mas pode ocorrer em pacientes com hábitos intestinais normais. São mais comuns em algumas famílias, e durante ou depois da gravidez. Uma em cada três pessoas irá sofrer de hemorróidas no decorrer da vida.

Há vários tipos de tratamento. Apenas um número pequeno de pacientes tem a necessidade de cirurgia.

Como a operação irá me ajudar?

Seu médico avisou você que suas hemorróidas são graves a ponto de precisar de uma operação. Isso significa cortar e remover as hemorróidas. Seu cirurgião irá dizer qual é a técnica mais adequada no seu caso.

Como me preparo para a cirurgia?

Normalmente o paciente vem para o hospital um dia antes, ou no dia da cirurgia. Não é comum que haja algum tipo de preparação específi ca, mas pode ser que você tenha que tomar algum tipo de medicamento para manter os movimentos intestinais mais suaves antes da operação. Será prescrito uma lavagem intestinal na véspera da cirurgia. Médicos ou enfermeiros podem fazer algumas perguntas a respeito da sua saúde e pedir que você assine uma autorização. Se você tem alguma preocupação ou dúvida sobre a cirurgia, esse seria um bom momento para fazer as perguntas que desejar.

O que acontecerá depois da operação?

Você permacerá no hospital até que os efeitos do anestésico se dissipem. É normal ter algum desconforto, mas isso pode ser aliviado com algum analgésico, você poderá  pedir  aos enfermeiros.

Você poderá comer e beber assim que quiser, e ficar de pé assim que sentir que consegue.

Às vezes um curativo é usado para ajudar a controlar o sangramento posterior à cirurgia. Ele pode se dissolver ou precisar ser removido, isso deverá lhe ser informado.

Você deverá receber analgésicos e laxantes para levar para casa após a operação.

Você poderá se banhar no dia seguinte, água morna será confortável para a região.

Necessidades fisiológicas

Você deverá receber laxantes para levar para casa com você. Pode ser que você sinta um pouco de dor e sangre ao evacuar pela primeira vez. Isso é esperado. É uma boa idéia tomar algum analgésico 15-20 minutos antes, e preferir algo úmido ao invés de papel seco. Talvez você prefira um banho depois de evacuar para assegurar limpeza na área.

Quanto tempo ficarei no hospital?

Você deve poder voltar para casa assim que não sentir mais os efeitos da anestesia. Você deve estar acompanhado por um adulto responsável. É possível que você fique no hospital até que se sinta confortável esvaziando o intestino. Normalmente isso acontece depois de um ou dois dias.

Depois da cirurgia

Há algumas coisas que podem preocupar pacientes depois de uma operação desse tipo:

Sangramento. É  esperado que haja um pouco de sangramento. Isso é normal e não é causa para preocupação. A quantidade de sangue pode ser difícil de estimar porque sempre parece ser mais do que realmente é, especialmente no toalete ou durante o banho. Se você acha que há muito sangue, por favor contate seu médico.

Muco. Se você sofreu uma operação e tem que esperar pela cicatrização você pode perceber um pouco de muco algumas semanas depois da operação. Normalmente pouco e não continua por muito tempo. Use algum tipo de proteção para suas roupas de baixo.

Dificuldade de urinar

Isso pode ser um problema para os homens. Se você tiver dificuldade em urinar, tomar um banho quente e tentar quando estiver relaxado. Pode ser de ajuda. Se isso não ajudar e você estiver passando por algum desconforto, você deve ir ao hospital mais próximo.

Quando devo retornar às minhas atividades normais?

O tempo que leva para se retornar às atividades normais varia. Você deve fazer o que sentir confortável. Evite carregar objetos pesados logo depois da cirurgia.

Você pode voltar ao trabalho logo que se sentir capaz para tanto. Isso dependerá do que você faz. É normal passar alguns dias em repouso depois duma cirurgia das hemorróidas.

Você pode ter relações sexuais assim que sentir que pode.

É possível prevenir que as hemorróidas retornem?

Não há garantia que suas hemorróidas jamais voltarão, embora a maioria das pessoas não precise de outra cirurgia. Às vezes, um procedimento simples é necessário para remover algum tecido hemorroidal que ficou da primeira cirurgia. Aumentar a quantidade de fibras na sua dieta, bem como a quantidade de líquidos ingeridos, pode ajudar a prevenir problemas futuros com hemorróidas. O que se sabe com certeza é que evitar esforço e constipação é a melhor coisa que pacientes podem fazer para evitar o retorno do problema. Se a quantidade de fibras na sua dieta não é suficiente para manter a massa fecal pouco rígida algum tipo de suplemento de fibras pode ajudar.

O que devo fazer se eu quiser mais informações?

Se você tiver um problema, ou dúvida logo após chegar em casa, entre em contato com o hospital em que você foi atendido. Caso você tenha algum problema depois de alguns dias em casa, entre em contato com seu médico ou peça orientação a um enfermeiro.

Fale Conosco

Rua Dr. Ramos de Azevedo, 159
10º andar - Sala 1004 - Centro
Guarulhos - SP - Cep: 07012-020
Atendimento Whatsapp
Atendimento Whatsapp

REDES SOCIAIS

Facebook

Youtube

Linkedin

Podcast

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades

© 2022 DR. WILTON SCHMIDT CARDOZO | Coloproctologia - CRM 76971 - RQE 31477
Desenvolvido por A9 Marketing Digital
Desenvolvido por A9 Marketing Digital