Cirurgia de Fissura Anal

Download PDF PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO DA TÉCNICA DE ESFINCTEROTOMIA

Uma fissura Anal freqüentemente começa como um rasgo ou rachadura na pele que reveste o canal anal. Depois se torna uma úlcera. As fissuras são mais comuns em jovens adultos, mas podem ocorrer em qualquer idade.

A fissura anal pode causar dor ao evacuar (e a dor pode durar várias horas) e sangramento (na maioria das vezes há sangue no papel higiênico) e às vezes irritação ou coceira ao redor do ânus.

Algumas fissuras curam-se sem nenhum tratamento, ou apenas com uma dieta rica em fibras, para manter as fezes mais moles. Mas às vezes uma fissura pode causar problemas crônicos, com sintomas que persistem em reaparecer, até mesmo depois de vários anos.

Não se sabe a causa da maioria das fissuras. Às vezes é a passagem de massa fecal mais dura, típica de constipação, mas muitas pessoas com fissuras não sofrem constipação. Diarreia também pode causar fissuras em algumas pessoas.


Como a operação irá me ajudar?

Seu médico recomendou a cirurgia. A esfincterotomia divide parte do músculo interno no canal anal. Isso alivia a dor associada à fissura e permite que a fissura cicatrize. O processo leva de duas a quatro semanas.


Que preparação é necessária?

Normalmente não se requer nenhuma preparação. Você responderá  algumas perguntas sobre seu quadro geral de saúde, esse será um momento oportuno para fazer quaisquer perguntas que você talvez tenha.

 

O que acontecerá quando eu sair da sala de cirurgia?

Você vai precisar de um curativo na entrada do ânus. Um pouco de dor é esperado, você vai tomar analgésicos ou gel anestésico. Se sentir que precisa de algo a mais para ajudar com dor peça ao seu enfermeiro.

Você poderá comer e beber assim que desejar, e se levantar assim que sentir que consegue. Recomenda-se que você permaneça no hospital até que o efeito do anestésico tenha passado completamente.

 

Quanto tempo ficarei no hospital?

Normalmente você pode ir embora no mesmo dia, é raro que o paciente precise ficar mais tempo do que isso no hospital. Se você for embora do hospital no mesmo dia, você precisará que alguém venha pegá-lo no hospital.


Higiene pessoal

• Você deverá tomar banho no dia seguinte à operação, o que vai molhar o curativo e facilitar sua remoção (um puxãozinho talvez seja necessário). Você talvez sangre um pouco no banho (não fique alarmado – a água pode ficar bem vermelha!). Você deve perceber que banhos freqüentes tranqüilizam a área operada.

• É importante manter a área limpa.

• Tente tomar banho de banheira, chuveiro, ou use o bidê cada vez que evacuar.

• Você deve encontrar um pouco de sangue nas fezes ou no papel higiênico, normalmente por um período de sete a dez dias após a operação. Isso é esperado, e não é nada com que se preocupar.

• Depois de evacuar, as pacientes do sexo feminino devem lembrar de usar papel higiênico da frente para trás, na direção oposta à área vaginal.

• Depois que você voltar às suas atividades normais, tomar banho cada vez que evacua pode se tornar difícil, mas lembre-se de continuar fazendo isso por três ou quatro semanas após a cirurgia.

• Uma forma conveniente de limpar a área é sentar na borda da banheira e usar o chuveirinho.

• Não há pontos que você precisará remover.

• Evacuar será mais fácil se as fezes estiverem macias, tenha uma dieta rica em fibras, e se necessário um laxante.

• Talvez você perceba um pequeno corrimento de muco do ânus por alguns dias após a cirurgia. Um pequeno tecido ou revestimento para roupas de baixo deve evitar que você manche suas roupas.

 

 Quanto tempo devo ficar fora do trabalho?

O tempo necessário para retomar suas atividades normais varia. Faça o que você se sentir confortável fazendo. Se você precisar tomar algum analgésico, paracetamol deve ser o suficiente. Se você precisar de algo mais forte, eles podem causar sonolência, portanto você deve evitar dirigir ou operar maquinários. Se levantar objetos pesados causar dor, evite fazer isso. A maioria das pessoas precisa de um ou dois dias fora do trabalho, mas isso depende um pouco do que o que você faz. Outras atividades, incluindo relações sexuais, podem ser retomadas assim que você se sentir confortável.

 

Há problemas associados à operação?

Depois de uma esfincterotomia sua fissura deve cicatrizar dentro de duas a quatro semanas e, se espera que ela não reapareça. No entanto, não se pode garantir que você jamais terá outra fissura e, em alguns poucos casos, ela retorna. Às vezes há um pouco de dificuldade em se limpar a área anal depois da esfincterotomia. Papel higiênico umedecido pode facilitar. Algumas pessoas têm também dificuldade em controlar os gases. Se algum desses se tornar um problema para você, entre em contato com o seu médico.

O que devo fazer se precisar de mais informações?

Se você tiver algum problema ou perguntas imediatamente ao chegar em casa, entre em contato com o hospital em que foi operado.  Se o problema continuar depois de alguns dias em casa, entre em contato com o seu médico.

Fale Conosco

Rua Dr. Ramos de Azevedo, 159
10º andar - Sala 1004 - Centro
Guarulhos - SP - Cep: 07012-020
Atendimento Whatsapp
Atendimento Whatsapp

REDES SOCIAIS

Facebook

Youtube

Linkedin

Podcast

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades

© 2022 DR. WILTON SCHMIDT CARDOZO | Coloproctologia - CRM 76971 - RQE 31477
Desenvolvido por A9 Marketing Digital
Desenvolvido por A9 Marketing Digital