Cirurgia de Cisto Pilonidal

Download PDF

PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO DE EXÉRESE DE CISTO PILONIDAL

Cisto pilonidal é uma inflamação sob a pele entre as nádegas. Ocorre quando os pelos crescem para dentro da pele, e originam uma inflamação, que pode produzir secreção e,  formar um abscesso.

O cisto pilonidal pode causar problemas crônicos, às vezes durantes muitos anos.

O cisto pilonidal é relativamente comum e costuma afetar jovens adultos, especialmente homens.

 

Como a operação irá me ajudar?

A operação remove a camada de pele que reveste o cisto e o tecido infectado. Há várias operações que podem ser feitas, dependendo da natureza do seu problema. Seu médico poderá  indicar a operação mais apropriada.

 

Que preparação é necessária?

Normalmente é possível fazer essa operação sem preparação prévia, exceto os exames de sangue de rotina que são feitos antes de qualquer operação. Você deverá informar o médico sobre o seu quadro geral de saúde. Esse é um bom momento para fazer quaisquer perguntas que você tenha.

 

Quanto tempo ficarei no hospital?

Se sua operação  for  feita com a necessidade  de internação,  você ficará no hospital um ou dois dias, mas isso pode variar de um indivíduo para outro.

 

Quanto tempo devo  ficar fora do trabalho?

O tempo que se leva para voltar às atividades normais é diferente para cada pessoa. Faça o que você conseguir. Se você precisar tomar analgésicos, você poderá se sentir sonolento, portanto, evite dirigir ou operar máquinas. Se levantar objetos pesados causar desconforto, você deve evitar fazê-lo. A maioria dos pacientes precisa de alguns dias em repouso, mas isso depende de que tipo de trabalho você faz.

 

 

O que acontecerá quando eu sair da sala de cirurgia?

Você terá um curativo na área do cisto. Um pouco de desconforto é esperado. Você deverá ter acesso a analgésicos ou a gel anestésico: peça algum deles ao enfermeiro caso você sinta dor. 

Normalmente você irá se banhar no dia seguinte à cirurgia, o que fará com que o curativo se perca (talvez você precise o remover com um puxão leve). É possível que você sangre durante o banho (a água pode ficar bem vermelha, mas não fique alarmado). Peça ajuda ao enfermeiro se ficar preocupado. Banhos freqüentes relaxam a área operada.

Ao acordar você poderá comer e beber como desejar, e você poderá se levantar assim que sentir que consegue. É uma boa idéia, no entanto, ficar no hospital até que os efeitos da anestesia tenham passado completamente.

 

Cuidados com o curativo

É essencial que a cicatrização ocorra da base do ferimento para cima. Enquanto você estiver no hospital, seu curativo será feito duas vezes por dia. Uma gaze embebida em solução salina vai ser usada para revestir o sulco e garantir que a pele não cicatrize até que o sulco, o cisto, esteja totalmente cicatrizado.

Antes de voltar para casa você será informado sobre como continuar fazendo os curativos em casa. Se a incisão tiver sido feita numa área que você alcance você poderá os fazer. Se não, você irá precisar de alguém que possa fazer isso para você.

É importante que pelos não cresçam no sulco em recuperação. Em alguns casos, é necessário que se depile a região. Seu médico irá o orientar a respeito.

 

Higiene pessoal

É importante manter a área limpa. Você deve tomar banho, ou usar o bidê cada vez que evacuar. Ao usar papel higiênico lembre-se de o usar na direção oposta ao ferimento. As mulheres devem se lembrar de mover o papel para fora da área vaginal.

Estando em casa você pode achar que tomar banho toda vez que evacuar pode não ser muito prático, mas você deve continuar lavando a área, durante três ou quatro semanas após a operação, se possível. Usar o chuveirinho pode ser uma forma conveniente se limpar a área.

 

Voltando às atividades normais

 •Será necessário continuar a fazer curativos diariamente até que o corte esteja completamente cicatrizado.

 •Tente evitar andar excessivamente ou ficar sentado, até que a cicatrização esteja completa.

 •Não seria sábio ir nadar, o cloro afeta o processo de cicatrização e você corre o risco de pegar ou transmitir uma infecção.

•Evite fricção de qualquer tipo na área, com ao causada por roupas justas

•Você pode ter relações sexuais tão logo se sinta confortável.

 

Quanto tempo a cicatrização leva?

Isso varia bastante. Algumas vezes pode levar meses, o que é muito frustrante. Algumas vezes os pelos podem crescer no sulco, e você terá que os remover, já que isso pode atrasar o processo. É importante ser paciente e continuar fazendo os curativos o tempo que for necessário.

 

O que faço se precisar de mais informação?

Se você tiver algum problema logo depois de ir para casa, por favor, entre em contato com o local em que foi feita a operação. Se o problema persistir, entre em contato com o seu, médico.

 

Fale Conosco

Rua Dr. Ramos de Azevedo, 159
10º andar - Sala 1004 - Centro
Guarulhos - SP - Cep: 07012-020
Atendimento Whatsapp
Atendimento Whatsapp

REDES SOCIAIS

Facebook

Youtube

Linkedin

Podcast

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades

© 2022 DR. WILTON SCHMIDT CARDOZO | Coloproctologia - CRM 76971 - RQE 31477
Desenvolvido por A9 Marketing Digital
Desenvolvido por A9 Marketing Digital