Cirurgia Colorretal Amputação do Reto

Download PDFPRÉ E PÓS-OPERATÓRIO DE AMPUTAÇÃO ABDOMINOPERINEAL DO RETO

O que é o reto?

 O reto é um órgão que serve como depósito, ele fica localizado no final do intestino e, o canal anal é a saída do intestino.

O que é amputação abdominoperineal do reto ?

 A amputação abdominoperineal do reto (freqüentemente chamada de amputação A-P ou Cirurgia de Miles) é uma operação que remove o reto e o canal anal. Ela fecha o ânus completa e permanentemente. Uma colostomia (estoma) é formado, para que se possa esvaziar o intestino. Isso é feio por meio de uma incisão no abdômen e uma incisão menor em volta do ânus. Depois da cirurgia você terá uma cicatriz e um estoma no abdome e, uma cicatriz entre as nádegas, onde o ânus foi fechado.

Você deve conhecer um enfermeiro de cuidados com o estoma, para falar sobre a convivência com o estoma.

Que preparação é necessária?

 É normal operar com o intestino vazio. Normalmente se recomenda que dois dias antes da operação você passe a seguir uma dieta pobre em fibras. Peixe, frango, arroz e purê de batata são aceitáveis. Tente evitar verduras, frutas, cereais e pão integral. Você pode beber o quanto desejar. Você deve manter a sua ingestão de calorias antes da operação, portanto, leite e bebidas doces são bem-vindos. Óleos de peixe também podem ser úteis.

Dependendo da preferência do cirurgião, você talvez seja instruído a seguir uma dieta restrita no dia anterior à sua operação.

É provável que você dê entrada no hospital um dia antes da operação. Logo depois da sua chegada você deve receber algum medicamento, ou um enema, para esvaziar seu intestino completamente. Você talvez tenha cólica e você deve evacuar várias vezes e, com certa urgência – então aprenda onde os toaletes ficam! Você receberá um creme, caso sua pele fique machucada, você receberá também um absorvente, caso precise de um. Evacuar várias vezes significa que você irá perder muita água, por isso, beba pelo menos um copo de líquido a cada hora.

Sangue será coletado para os exames de rotina e você deverá responder a algumas perguntas sobre o seu estado geral de saúde, se você ainda não as tive respondido. O enfermeiro de cuidados com o estoma irá ajudar você a decidir o melhor lugar para o estoma e, é nesse lugar que o cirurgião irá tentar fazer o estoma. Isso nem sempre é possível. O enfermeiro irá lhe ensinar como cuidar do estoma enquanto você estiver no hospital

Você será visitado pelo anestesista, que irá checar se você pode tomar a anestesia e discutir a melhor opção de alívio da dor para depois da cirurgia. O cirurgião irá falar com você sobre a operação, e você deverá assinar um documento de consentimento. É importante que você entenda muito claramente que tipo de operação foi planejada para você, quais os benefícios e os possíveis efeitos colaterais. Essa é uma boa hora para você falar sobre quaisquer dúvidas que você tenha a respeito da operação.

Você deverá receber meias para usar durante e depois da cirurgia, e também injeções todos os dias. Isso é para prevenir que coágulos se formem nas suas pernas.

Na noite anterior à sua operação você poderá ser informado sobre a hora exata da sua cirurgia, mas esteja preparado para atrasos, já que talvez haja emergências que precisem ser encaixados.

 

O que acontecerá quando eu voltar da sala de cirurgia?

Você provavelmente terá um curativo no seu abdome  e um no ânus. Às vezes o cirurgião sutura a área em volta do ânus e deixa um dreno para remover qualquer corrimento que haja na área. Em outros casos se prefere deixar a área aberta para que o conteúdo seja absorvido por um  absorvente e, portanto, não há pontos. Isso quer dizer que você precisará de curativos feitos todos os dias. O tamanho do corte no abdome  pode ser surpreendentemente longo.

Você deverá ter um a bolsa sobre a colostomia, que deve estar vermelha e inchada no começo. Você provavelmente tomará soro pelo braço e terá um cateter para drenar sua bexiga. O soro mantém seu nível de fluídos e lhe dará um pouco de energia.

É nossa intenção que você sofra o menos dor possível. Um pouco de dor é esperado. Sentar ereto será particularmente difícil no começo. Analgésicos serão administrados continuamente nos primeiros dias depois da cirurgia. Por favor, fale com seu enfermeiro caso você ache que suas dores não estão sob controle.

Quando você acordar, talvez você não tenha permissão para tomar líquidos. Muitos cirurgiões esperam até que possam ouvir sons no seu intestino, pelo estetoscópio e, esperam até que você tenha expelido gases para dentro da bolsa do estoma. Isso é um bom sinal, então não se alarme se vir a bolsa se encher com ar. Isso pode levar alguns dias. Quando seus intestinos começarem a fazer os ruídos você terá permissão para tomar pequenas quantidades de fluídos a cada hora, e isso aumentará gradativamente, até que você possa beber o quanto desejar. Em tempos recentes, alguns pacientes tem permissão para comer e beber antes do costumeiro, isso será decidido pelo seu médico. Assim que você estiver tomando líquidos normalmente, o soro no seu braço poderá ser removido. Normalmente, você poderá começar a comer (uma dieta leve) se estiver bebendo normalmente e não se sentir mal.

Normalmente nós colocaremos você numa cadeira por um período curto no dia seguinte à sua operação. Isso deverá ajudar a ativar sua circulação. Sentar não será muito confortável, especialmente se você tiver um dreno no ânus. Deitar sobre um dos seus lados deverá ser a posição mais confortável pra você.

Você pode achar que as meias que estará usando são muito quentes, mas elas são muito importantes, servem para evitar coágulos. Nós recomendamos que você continue a usá-las dia e noite por seis semanas depois da cirurgia (elas podem ser lavadas a mão). Enquanto você estiver na cama, seria uma boa ideia exercitar suas pernas levemente e apontar com seus dedos do pé para cima e para baixo. Você deve apoiar as costas ao invés de ficar o tempo todo deitado e, respirar fundo seis vezes a cada hora, expandindo o peito tanto quanto for possível. Um fisioterapeuta irá provavelmente visitá-lo e mostrar a você alguns exercícios e fazer você tossir de forma a se livrar do catarro que estiver no seu peito. Se respirar fundo for doloroso, você deve falar com o enfermeiro e tentar ficar tão confortável quanto possível antes da visita do fisioterapeuta.

Se você tiver um dreno, este deve estar ligado a um recipiente, que irá vagarosamente coletar um fluído misturado com sangue. Você ficará com o dreno até que o fluido acabe (normalmente entre cinco e sete dias). Se você não tem um dreno, você talvez tenha uma cavidade aberta no lugar onde estava o reto. Essa cavidade será revestida com gaze e o fluido será absorvido por um absorvente. Pode haver grandes quantidades e, o curativo terá de ser trocado diariamente.

Você pode tomar banho de banheira ou chuveiro assim que sentir que consegue, se você não estiver com o dreno, freqüentemente uns dois dias depois da operação. Se você estiver com o dreno, você terá que esperar até que ele seja retirado. Você provavelmente não sentirá muita firmeza no começo, então peça ajuda, se necessário, ou pelo menos avise o enfermeiro onde está indo e, chame o enfermeiro se necessário.

Você talvez fique com a voz um pouco rouca e tenha dor de garganta por alguns dias depois da operação. Isso acontece porque o tubo usado para ajudar você a respirar, durante a operação, pode machucar a delicada pele da garganta e as cordas vocais. Gargarejos podem ajudar a aliviar a garganta, o problema deve desaparecer dentro de poucos dias.

No começo você precisará de ajuda para quase tudo. Depois dos primeiros dias você vai ficando mais independente e a quantidade de ajuda que recebe vai diminuindo. O cateter deve continuar por cerca da três a quatro dias, até que você consiga ir a o banheiro sozinho. Seus pontos devem ser retirados depois de cerca de dez dias.

Como nos primeiros dias você deverá se sentir cansado, você poderá  solicitar que somente membros da família próximos visitem e, que as visitas sejam breves.

Quando meu estoma começará a funcionar?

Seu intestino normalmente começará a fazer ruídos dentro de dois a cinco dias. Gases podem causar desconforto até que você os passe para bolsa do estoma, isso não deveria ser causa de preocupação nesses primeiros dias. Se você estiver comendo, você pode ter uma ação intestinal na bolsa do estoma depois de quatro a cinco dias, mas pode ser que não. Isso não é motivo de preocupação.

Há muita informação sobre cuidados com o estoma disponível e, os enfermeiros irão começar a mostrar para você, como cuidar do estoma assim que você sentir que é apropriado. Antes de você deixar o hospital será providenciado que você saiba como entrar em contato com um enfermeiro de cuidados com o estoma, que você tenha bolsas para o estoma e saiba como pedir mais quando precisar.

Quanto tempo ficarei no hospital ?

Normalmente você deve ficar no hospital de sete a dez dias depois da operação, mas isso pode variar muito dependendo da pessoa. Se você for para casa antes disso você deverá ter alguém para retirar seus pontos.

 

Voltando ao “normal”

 O tempo levado para voltar às atividades normais varia muito. Faça tanto quanto conseguir. Se você precisar tomar anestésicos eles podem lhe deixar sonolento, por isso evite dirigir ou operar maquinários.

Algumas pessoas verificaram que pode levar vários meses para se ajustar emocionalmente à cirurgia. Quando você for para casa, é provável que se sinta cansado e não muito bem por um tempo – até mesmo se sentindo um pouco “para baixo”.Isso melhorará. Algumas pessoas disseram que levaram de três a seis meses para se sentir completamente de volta ao normal, mas outros se recuperaram bem mais rápido. É comum se sentir frustrado por não se conseguir fazer tudo o que se quer. Seja paciente!

Você normalmente pode voltar a ter relações sexuais assim que se sinta confortável para tanto. Algumas pessoas sentem que a cirurgia muda o seu funcionamento sexual. Para homens pode haver dificuldade em se ter uma ereção (o que pode ser temporário ou permanente) por causa de dano aos nervos na pélvis. Em mulheres, é algumas vezes necessário remover a parte posterior da vagina, então é recomendável que se consulte o cirurgião sobre quando é apropriado voltar a ter relações sexuais. Algumas mulheres sentem que o formato da vagina está diferente e que está seca. Experimentar posições diferentes pode ser de ajuda. Tente não se sentir tímida e discuta quaisquer problemas com seu médico ou enfermeiro, porque às vezes há uma solução.

Se levantar objetos causa alguma dor, evite. Você também não deve dirigir até que sinta que pode lidar com uma parada de emergência.

Pode levar vários meses até que a cavidade de onde o reto foi removida cicatrize completamente, se tiver sido deixada aberta. No começo você talvez precise que um enfermeiro o visite para ajudar com os curativos. Você provavelmente precisará usar um absorvente para lidar com fluxo do ferimento.

 

Quanto tempo devo ficar afastado do trabalho?

 A maioria das pessoas precisa de seis a oito semanas de afastamento, mas isso dependendo do que você faz e, é importante que você escute seu corpo, equilibrando o que você consegue fazer com exercícios para recuperar suas forças e confiança. No começo você talvez não tenha muito apetite. Se você tiver ânsia de vômito há medicamentos que podem ajudar, peça-os ao seu médico. Não há regras rígidas quanto ao que se pode ou não se pode comer. O princípio de “um pouco do que você quer deve fazer bem” é um bom princípio o a ser seguido. Coma o que você sentir vontade de comer, pequenas porções freqüentes são melhores do que refeições pesadas. Alimentos que produzem menos resíduos (poucas fibras) são mais facilmente digeridos no começo. Você pode ver que comida apimentada e salada e frutas em grande quantidade vão causar desconforto. Você deve ir experimentando quais tipos não fazem muito bem. Tente manter os seus níveis de energia por meio da ingestão de uma quantidade adequada de calorias. É comum que se perca um pouco de peso. Tente tomar pelo menos seis a oito copos de água por dia.

Há efeitos de longo prazo?

Logo no começo suas ações intestinais serão mais líquidas, freqüentes e imprevisíveis. Isso deve mudar com o tempo. A maioria dos estomas desenvolve um padrão, mas pode levar algumas semanas.

 O que devo fazer se quiser mais informações ?

Se você tiver algum problema ou pergunta imediatamente ao chegar em casa, por favor, ligue para o hospital em que foi operado. Se o problema ocorrer alguns dias depois de você ter chegado em casa, entre em contato com o seu médico ou enfermeiro.

Fale Conosco

Rua Dr. Ramos de Azevedo, 159
10º andar - Sala 1004 - Centro
Guarulhos - SP - Cep: 07012-020
Atendimento Whatsapp
Atendimento Whatsapp

REDES SOCIAIS

Facebook

Youtube

Linkedin

Podcast

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades

© 2022 DR. WILTON SCHMIDT CARDOZO | Coloproctologia - CRM 76971 - RQE 31477
Desenvolvido por A9 Marketing Digital
Desenvolvido por A9 Marketing Digital